Olá

Este blog é destinado, como o nome diz, a qualquer assunto. Apenas peço que não use palavrões, pornografia ou incite qualquer tipo de preconceito.
Obrigado e boa leitura.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ciência - Conjunto de conhecimentos com fundamentos

A ciência é uma atividade reflexiva, que procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano a partir de um estudo sistemático e não simplesmente da adaptação à realidade. Quando fazemos ciência, afastamo-nos da realidade para compreendê-la melhor, transformando-a em objeto de investigação, o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.
A ciência é composta de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
A ciência tem ainda uma característica fundamental: ela aspira à objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção (isto é, busca-se atingir a neutralidade), para, assim, tornarem-se válidas para todos, ou seja, poderem ser generalizadas em todas as situações.
Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicos, processo cumulativo do conhecimento e objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum. Esse conjunto de características é o que permite denominarmos um conjunto de conhecimentos como científicos.
Para ser considerado científico, um conhecimento precisa ter um objeto específico de estudo. Assim, por exemplo, o objeto da astronomia são os astros e o da biologia são os seres vivos. Tal classificação aponta para a possibilidade de se isolar o objeto de estudo, tornando-o distante da nossa realidade cotidiana e estabelecendo com ele a neutralidade e objetividade desejadas. Essa neutralidade e objetividade separam definitivamente a ciência do senso comum, este desprovido de técnicas apuradas e, muitas vezes, sem fundamentos que justifiquem a proposição exposta.

Fonte:
http://www.melory.com.br/filemanager/upload/1._CIENCIA_E_SENSO_COMUM_Ana_Bock.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário